Ferro fundido dúctil

Água

O ferro fundido dúctil

O termo "ferro fundido" abrange uma grande variedade de ligas de ferro, carbono e silício.  Descoberto em 1943, o ferro fundido dúctil é produzido com a adição de uma dose baixa de magnésio ao ferro fundido cinzento, um processo que lhe confere propriedades excecionais em termos de resistência mecânica e de flexão.
 

Ferro fundido dúctil, uma verdadeira inovação tecnológica.

O ferro fundido cinzento

A resistência e a durabilidade do ferro fundido cinzento, material utilizado antes do advento do ferro dúctil, foram amplamente reconhecidas: em 1664, o rei Luís XIV mandou construir uma rede de condutas com tubos em ferro fundido cinzento para o transporte de água desde a estação elevatória de Marly-sur-Seine até às fontes e à cidade de Versalhes. Estes tubos estiveram em serviço cerca de 330 anos.
 
Pela observação micrográfica do ferro fundido cinzento, verifica-se que o carbono se cristaliza sob a forma de lamelas de grafite longas e estreitas. Estas favorecem a concentração de tensões, fontes potenciais de fissuras incipientes, quando o material é submetido a esforços de tração.

A descoberta do ferro fundido dúctil

Em 1943, uma importante descoberta foi feita: a introdução de uma pequena quantidade de magnésio no ferro fundido cinzento permite cristalizar o carbono não sob a forma de lamelas, mas de esferas de grafite. Um novo material nasceu – o ferro fundido dúctil. A grafite esferoidal dá ao ferro fundido propriedades mecânicas excecionais: um limite elástico muito elevado, de grande resistência à tração e ao choque. Qualidades indispensáveis ao desempenho das tubagens nas redes de água e de águas residuais.
 
Um provete de ferro fundido dúctil torcido com propriedades surpreendentes é importado dos Estados-Unidos em 1949 por Jean Cavallier, membro da família fundadora da Pont-à-Mousson (designação anterior da Saint-Gobain PAM). A fase industrial do processo de ductilização do ferro fundido é alcançada com êxito em 1960.
 
Há mais de 60 anos que a reputação de resistência, durabilidade e fiabilidade das tubagens em ferro fundido dúctil da Saint-Gobain PAM perdura no mundo inteiro.
 
 

Slideshow

Micrografia ferro fundido dúctil
Saint-Gobain PAM - usines en France - Made in France - canalisations fonte ductile
Operadores do alto-forno na Saint-Gobain PAM
Procédé fabrication fonte ductile - tuyau fonte ductile - Saint-Gobain PAM
Fabrico de tubos em ferro fundido dúctil