HYDROPAM

Aplicações Especiais

HYDROPAM®

A excelência do ferro fundido dúctil ao serviço da energia renovável

 
HYDROPAM® é um conjunto de soluções (tubos, acessórios, juntas, válvulas e peças de montagem e intervenção…) para aplicação em condutas forçadas em centrais hidroelétricas
 
Grandes velocidades e grandes massas de água
 
A água é dinheiro!
O alto desempenho hidráulico da solução HYDROPAM® permite conservar sem qualquer alteração a velocidade da água.
O ferro fundido dúctil, robusto, fiável e durável, enquadra-se perfeitamente no espaço-tempo das centrais hidroelétricas, concebidas para uma longevidade de várias décadas.
 
Os tubos são propostos com os seguintes sistemas de proteção:
 
Revestimento interior: camada de argamassa de cimento com um acabamento liso e regular a fim de reduzir as perdas de carga, sinónimas de perda de energia hidráulica, implicando perdas financeiras diretas na produção de eletricidade. A superfície interna lisa oferece também uma excecional resistência à abrasão provocada pela circulação a alta velocidade das águas brutas.
 
Revestimento exterior: camada de zinco-alumínio enriquecido com cobre (BioZinalium) ou camada de zinco-alumínio (Zinalium), ambas revestidas com uma camada de acabamento de tinta acrílica (PVDC) AQUACOAT. Estes revestimentos possuem alta resistência aos impactos que ocorrem durante o transporte, manuseamento, armazenamento e aterro em vala.
 
Apesar dos seus grandes diâmetros, a solução HYDROPAM® oferece significativos desvios angulares, permitindo economias significativas:
  • redução de utilização de acessórios
  • redução de perdas de carga
  • traçados mais retos e ergonómicos em regiões montanhosas.
A aplicação da nossa solução, ao longo de mais de 40 anos, em mais de 15 países Europeus, permitiram à Saint-Gobain PAM uma participação ativa no desenvolvimento da produção de energia elétrica de origem renovável.

Segurança e fiabilidade superior

As soluções de travamento dos tubos HYDROPAM®, através das suas juntas flexíveis travadas, permitem  o assentamento de várias centenas de metros  de tubo em declive acentuado com um único maciço de topo.
A tecnologia das juntas por embocamento permite uma montagem em vala fácil e económica, sem soldaduras e utilizando apenas ferramentas usuais em obra.
A fiabilidade dos tubos é garantida pela implementação de um plano de qualidade rigoroso, durante o processo de fabricação e pela realização de ensaios de resistência nos produtos.

A logística todo-terreno que ganha contra o relógio

Através de uma logística organizada de forma minuciosa, a Saint-Gobain PAM enquadra tanto os constrangimentos da obra quanto os imperativos de calendário e da meteorologia. A Saint-¬Gobain PAM realiza as entregas dos seus produtos nos lugares de mais difícil acesso e dentro dos melhores prazos.
 
Toda a nossa energia está ao serviço da energia: a solução HYDROPAM® equipa mais de 500 centrais hidroelétricas na Europa.
 
Caption: 
Tubagens HYDROPAM
 
DN : 60 - 2000
PFA : 29 - 100
Desvio angular : 3 a 6°


 
Títulos de documentos associados
Apresentação de slides
Logo da gama HydroPAM