
Direxional
Gama DIREXIONAL
O assentamento sem abertura de vala
- travessia de zonas urbanas densas,
- travessia de rios,
- travessia de canais,
- travessia de fábricas,
- travessia de vias férreas,
- travessia de estradas,
- travessia de terrenos instáveis…
As técnicas de assentamento sem vala limitam os custos sociais de um projeto. A instalação de condutas deve limitar ao máximo as perturbações impostas aos cidadãos (abrandamento do trafego rodoviário e pedonal, desvio de circulação, distúrbios sonoros e perturbação da atividade comercial de proximidade…).
A perfuração dirigida
A trajetória curva da perfuração dirigida permite fazer passar a conduta sob obstáculos ao começar diretamente na superfície. Esta técnica implica três etapas distintas:
- Realização da furação piloto com uma máquina de perfuração dirigida do exterior
- Fresagem do túnel piloto
- Montagem dos tubos travados e tracionamentodosmesmos, do poço de jusante para o poço de montante graças à máquina de perfuração.

Assentamentos por perfuração dirigida tubo a tubo (place pour place)
O assentamento por perfuração dirigida tubo a tubo (place pour place), ou pipe bursting, permite substituir uma tubagem por outra do mesmo diâmetro, ou de diâmetro ligeiramente superior. A antiga tubagem pode ser rebentada no local ou extraída por secções, triturada à saída do túnel e removida. Este processo de substituição deve ser escolhido apenas para as secções retilíneas. Um diagnóstico prévio é indispensável, nomeadamente por inspeção vídeo da tubagem a substituir para ter a certeza que nenhum obstáculo impede a sua extração ou a sua destruição.

A passagem em forra
O assentamento por passagem em forra consiste na inserção de uma tubagem destinada ao escoamento de um fluído (água potável, águas residuais, águas pluviais, redes secas…) no interior de uma forra circular existente ou instalada especificamente para este efeito. As tubagens em ferro fundido dúctil estão perfeitamente adaptadas para este contexto. As juntas travadas permitem assegurar esforços de tração importantes, sem perda da flexibilidade oferecida pelas juntas em elastómero. Este tipo de instalação pode ser escolhido para técnicas específicas de reabilitação ou aquando do assentamento de novas redes no âmbito de transposição de obstáculos naturais ou de obras sem vala.

Os revestimentos
Os revestimentos da gama DIREXIONAL, em polietileno extrudido, polietileno reforçado ou argamassa de cimento, satisfazem plenamente as tecnologias de assentamento sem valas. Protegem perfeitamente os tubos de qualquer impacto acorrido aquando da tração, e favorecem o seu deslizamento no solo.

Mais de 90 000 metros lineares de tubos PAM foram instalados até hoje em perfuração dirigida. Ou seja 2 túneis sob a Mancha!
