Soluções sustentáveis e completas

Água

PAM, soluções sustentáveis e completas

A Saint-Gobain PAM compromete-se a desenvolver soluções baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável. A empresa oferece uma gama de produtos que respondem às necessidades atuais, mas tendo em conta os desafios a longo prazo. Este objetivo está presente em cada fase do ciclo de vida dos seus produtos.

Desenvolvimento e produção:

As fábricas da Saint-Gobain PAM utilizam um processo de produção equilibrado entre os ferros fundidos à base de minério de ferro e os à base de sucata. Esta técnica permite um aproveitamento de 80% dos resíduos. O objetivo é atingir zero resíduos não recicláveis. A palavra de ordem durante todas estas fases é a  sustentabilidade. A vida útil efetiva dos tubos em ferro fundido dúctil é de cerca de 100 anos!

Transporte e instalação:

A Saint-Gobain PAM faz também opções estratégicas no que se refere à expedição dos seus produtos, permitindo, desta forma, limitar o impacto do transporte sobre o ambiente. Em cada uma das suas etapas, as emissões de CO2 são reduzidas:
  • utilização do transporte limpo (fluvial, marítimo e / ou ferroviário) tanto a nível local como internacional;
  • localização estratégica (prudução europeia), a fim de reduzir as distâncias a percorrer;
  • otimização das características físicas e composição dos produtos, permitindo assim maior eficiência energética;
  • Redução substancial ou eliminação do transporte de solos de empréstimo através de uma ampla reutilização do solo nativo.
A PAM Ecopose é uma técnica de instalação das tubagens PAM. Este princípio elimina duas etapas na instalação dos tubos: o transporte do solo retirado da escavação e a utilização de solos de empréstimo.
 
A Ecopose permite reduzir os impactos para as populações vizinhas, bem como contribui para a preservação dos solos naturais. Menos solos de empréstimo e menos transporte é mais económico e ecológico.

Exploração:

A Saint-Gobain PAM faz rimar exploração com "redução". Na realidade, menores perdas de carga e estanqueidade absoluta significam menos energia consumida. O consumo de energia na bombagem contribui significativamente para os impactos ambientais no ciclo de vida de uma rede de água potável. Ao controlar as perdas de carga e ao erradicar as fugas, as redes em ferro fundido dúctil PAM reduzem a pegada ambiental nas redes de água.

Fim de vida:

Como todos os metais, o ferro fundido obtido a partir da sucata e/ou do minério de ferro é  infinitamente reciclável e sem perda das suas propriedades, ao contrário dos produtos derivados da transformação do petróleo.
 
A recuperação e a reutilização sistemáticas do ferro fundido contribuem para a preservação dos nossos recursos. A fim de preservar as matérias-primas fósseis não renováveis, é preferível optar pelo ferro fundido dúctil, material dos produtos Saint-Gobain PAM, 100% reciclável!
 

Ciclo de vida do ferro fundido - PAM
Caption: 
Ferro fundido - ciclo de vida

Slideshow

Desenvolvimento sustentável PAM
1 / 1