Emboiture tuyau NATURAL, canalisation en fonte - Saint-Gobain PAM

Revestimento TT PUX poliuretano

Soluções técnicas

Revestimento TT PUX em Poliuretano

A gama TT PUX de DN 800 a 2000 caracteriza-se por um revestimento em poliuretano depositado em fábrica nos tubos. As extremidades, o embocamento e a ponta lisa são protegidos por um revestimento em epóxi espesso. Esta gama TT PUX é destinada a ser utilizada nos casos de solos muito agressivos. Completa a gama TT PE nos grandes diâmetros

Um revestimento em poliuretano implementado nas fábricas da Saint-Gobain PAM

O revestimento poliuretano é depositado nas fábricas da Saint-Gobain PAM nos tubos. Este fabrico interno permite um controlo rigoroso das condições de aplicação do revestimento. Cada tubo é testado unitariamente após revestimento por um controlo de “escova elétrica’’ que permite verificar a qualidade da proteção do revestimento (barreira estanque em relação ao meio externo).
 
O poliuretano utilizado pela PAM é um sistema com dois componentes sem solvente.  O tubo é aquecido a uma temperatura que permite a aplicação do revestimento por pulverização.
 
No caso dos tubos da gama TT PUX de PAM:
- o fuste do tubo é revestido de poliuretano;
- a ponta lisa e o embocamento são revestidos de epóxi espesso.
 
O epóxi,  conforme à norma EN 14901, é utilizado em substituição do poliuretano na ponta lisa e no embocamento, porque este produto oferece uma proteção equivalente e, para uma espessura de revestimento menor, o que permite um melhor controlo das condições de embocamento das juntas.

Especificações técnicas de um nível de exigência muito alto

A espessura da camada de poliuretano permite proteger totalmente o tubo em ferro fundido dúctil tanto nos solos mais agressivos, como durante os transportes e manutenções.

Caption: 
Especificações técnicas do revestimento de poliuretano

Espessuras  dos revestimentos dos tubos TT PUX

O revestimento TT PUX está conforme à norma europeia EN 15189.
 

Caption: 
Espessura dos revestimentos dos tubos TT PUX

O revestimento TT PUX é utilizável a temperaturas de serviço permanentes que podem ir até 50°C.

Uma proteção específica das juntas simplificada

As tubagens TT PUX conservam a facilidade de assentamento própria aos sistemas de tubagens em ferro fundido dúctil. Não exigem qualquer operação adicional de proteção no local após embocamento. Todavia, no caso de travamento, uma proteção adicional por manga termorretrátil (tipo RAYCHEM) deve ser aplicada na junção.

Caso dos países com “climas quentes’’

No caso dos países com climas quentes (certos países em África e no Médio-Oriente, nomeadamente), o revestimento TT PE não é recomendado, tendo em conta dos riscos de fluência do revestimento em PEAD aquando do armazenamento ao sol (as temperaturas podem ultrapassar os 80°C).
 
Neste caso, para os diâmetros 60 a 700, a Saint-Gobain PAM recomenda a utilização de tubos de tipo TT PUX.
 
Queira consultar as nossas equipas técnico-comerciais para obter as características específicas destes produtos adicionais e os casos em que convém utilizar a gama TT PUX.

Nota

Os travamentos STANDARD Vi, UNIVERSAL Vi ou VE, PAMLOCK, STANDARD Ve e STANDARD V+i são utilizáveis com os tubos TT PUX.