Revestimento manga polietileno

Soluções técnicas

Revestimento Manga Polietileno

A manga em polietileno é um filme tubular em polietileno de baixa densidade, aplicada  e placada na tubagem  no momento do assentamento. É utilizada como complemento do revestimento de base das tubagens (zinco metálico + pintura betuminosa) em certos casos de corrosividade elevada dos solos ou da existência de correntes vagabundas.
Para facilitar a aplicação, a manga em polietileno é fornecida pré-cortada para os DN 60 a 600.

Descrição

A manga em polietileno apresenta-se sob a forma de um filme tubular em PEbd (polietileno de baixa densidade), aplicado no elemento a proteger e placado neste graças a:
- bandas plásticas adesivas, em cada extremidade,
- ligaduras intermédias.
 
A técnica de aplicação consiste em utilizar  uma manga de fuste  (posta no lugar fora da vala) e uma manga de junta (posta no lugar na vala após montagem da junção).  A compartimentação assim obtida reforça a eficácia da proteção.

Mecanismo de proteção

A manga em polietileno intervém em complemento do revestimento de zinco. O seu mecanismo de proteção consiste em isolar as condutas do contacto direto com o solo corrosivo (eliminação dos casais eletroquímicos) e em evitar as entradas e saídas de correntes vagabundas.
Em caso de infiltração mínima de água sob a manga, a proteção adicional garantida por este dispositivo funciona, porque há substituição de um meio homogéneo confinado e de pouca espessura (a água do solo) com um meio heterogéneo (o solo).

Campo de aplicação

A Saint-Gobain PAM recomenda a implementação desta proteção adicional para os solos de corrosividade elevada, entre os quais:
  • os solos de baixa resistividade (índice  de uma  forte corrosividade),
  • as zonas atravessadas por  correntes vagabundas,
  • solos cuja análise  revela um teor elevado em sulfatos ou em cloretos, ou uma atividade bacteriana.
A sua utilização pode ser decidida no momento da abertura da vala se as condições locais o justificarem.
 
A utilização da manga em polietileno não é, em geral,  necessária nos tubos e acessórios NATURAL (DN 60 a 600), porque os seus domínios de utilização são vizinhos.
 
Quando o meio é extremamente corrosivo (travessias de braços de mar, de lençóis freáticos salgados, etc.), um isolamento completo da tubagem com um revestimento ecrã, limitado à zona de alta  corrosividade, impõe-se.
 
As equipas técnicas da Saint-Gobain efetuam estudos de solos, a pedido do cliente, no intuito de preconizar a proteção melhor adaptada.
 
No intuito de facilitar as operações de implementação e de melhorar a qualidade do assentamento, a Saint-Gobain PAM fornece a manga em polietileno em rolos pré-cortados.

Normas

EN 545: Tubos, acessórios e acessórios em ferro fundido dúctil e suas montagens para tubagens de água. Prescrições e métodos de ensaio.
ISO 8180: Tubagens em ferro fundido dúctil, manga em polietileno.