Junta UNIVERSAL Vi
Junta UNIVERSAL Vi
A junta UNIVERSAL Vi é uma junta automática travada que permite a realização de tubagens autotravadas.
O travamento tem por função uma retoma dos esforços axiais e permite dispensar os maciços de betão.
Adapta-se nos embocamentos com dupla câmara dos tubos UNIVERSAL e a todas as pontas lisas.
Gama: DN 80 a 600 (tubos e acessórios)
Princípio
O princípio de base do travamento das juntas consiste em transferir os esforços axiais de um elemento de tubagem para o seguinte e, por conseguinte, fazer com que a junta não se desencaixe.
A junta de travamento UNIVERSAL Vi permite graças à presença dos mordentes travar os embocamentos por fixação na ponta lisa dos tubos e evita assim a confeção de maciços de betão.
Este travamento também evita a presença de um cordão de soldadura na ponta lisa e pode então ser montado em todas as pontas lisas e nos embocamentos dos tubos com dupla câmara.
Descrição
A junta UNIVERSAL Vi necessita de tubos UNIVERSAL dotados de um embocamento com dupla câmara.
- a função estanqueidade é garantida por uma junta STANDARD.
- a transferência dos esforços axiais faz-se graças a uma junta de travamento com mordentes embutidos no elastómero. Fixam-se na ponta lisa aquando da colocação sob pressão e garantem o travamento.
A junta UNIVERSAL Vi não é utilizável nos tubos em ferro fundido FF (« ferro fundido cinzento »).
Gama
Campo de aplicação
A utilização das juntas travadas é particularmente interessante quando existem constrangimentos de atravancamento que excluem a construção de maciço de betão ou em terrenos com baixa coesão.
Desempenhos
A estanqueidade destas juntas deve-se às qualidades reconhecidas das juntas automáticas.
Pressão
Caption: Tabela de resistência em pressão

Desvio angular
Caption: Desvio angular na junta

Jogo axial

A junta UNIVERSAL Vi tolera um jogo axial que lhe permite absorver dilatações de baixa amplitude.
Desmontagem
Normas
L