
Juntas flangeadas
Junta de flange
A junta flangeada é constituída por duas flanges, de uma junta em elastómero, e de parafusos cuja quantidade e as dimensões dependem do PN e do DN. A estanqueidade é garantida por compressão axial da junta, obtida por aperto dos parafusos. As suas características principais são:
– a precisão de montagem,
– a possibilidade de montagem e desmontagem em linha.
Até ao DN 600, as flanges são orientáveis o que facilita a montagem dos parafusos.
Princípio
A estanqueidade é obtida por compressão de uma junta em elastómero com alma metálica entre duas flanges. A compressão é garantida por aperto de parafusos, cuja quantidade e o diâmetro são função do PN e do DN da flange. A estanqueidade é diretamente função:
– do binário de aperto dos parafusos,
– da conceção da junta.
Dimensões, posicionamento e quantidade de buracos de passagem de parafusos nas flanges são fixados por normas francesas, europeias e internacionais, no intuito de permitir a montagem de todos os tipos de acessórios, bombas, aparelhos de válvulas ou outros acessórios.
Distingue-se:
– as juntas com flanges orientáveis,
– as juntas com flanges fixas.
As diferentes flanges
- Flanges orientáveis DN40 a DN600
A junta com flanges orientáveis é constituída por flanges móveis montadas no corpo da peça. A rotação das flanges facilita a orientação dos acessórios e a montagem dos parafusos.
- Flanges fixas DN700 a DN2000
A junta com flanges fixas é constituída por flanges que fazem parte integrante do corpo da peça. Estas flanges são obtidas diretamente por moldagem ou são acrescentadas por soldadura.
Composição do kit de junta flangeada:
1. anel de junta com alma metálica
2. x parafusos em aço porcas
3. x anilhas em aço (2 por parafuso)
As juntas
A junta com alma metálica, graças à sua rigidez, facilita a montagem e diminui o risco de expulsão em serviço.
Campo de aplicação
Os tubos e acessórios flangeados equipam geralmente as instalações não enterradas e as montagens nas câmaras de válvulas.
A precisão de montagem desta junta assim como a sua possibilidade de desmontagem tornam-na eficiente para a montagem de peças localizadas em intervenções de superfície ou em caixas de visita tais como:
– as estações de bombagem,
– as câmaras de válvulas,
– as passagens aéreas,
– as galerias técnicas,
– os depósitos.
Resistência em pressão.
A resistência em pressão de uma peça com flanges é caracterizada pelo seu PN. Em caso algum, um tubo ou um acessório com flanges deve ser utilizado em serviço numa pressão de funcionamento

Normas
ISO 7005 parte 2: Flanges metálicas - Flanges em ferro fundido.
EN 1092-2: Flanges circulares para tubos, aparelhos de válvulas e acessórios, designados por PN. Flanges em ferro fundido.
A junta está conforme à norma EN 681.1.