Manga de Polietileno para tubagens em ferro fundido dúctil

Instalação da manga PE

Água

Manga em Polietileno (PE)

A instalação da manga de polietileno consiste em aplicar de maneira contínua:
  • uma « manga de fuste » pelo exterior do corpo de cada tubo (encamisamento do fuste),
  • uma « manga de junta » na zona exterior da boca de cada tubo (encamisamento da junta).

Diretivas de base

Antes da aplicação da manga, os tubos e acessórios devem estar, o quanto possível, secos e limpos. Evitar, em particular, a presença de terra entre o tubo e a manga.
O leito de assentamento, assim como o terreno natural ou o material de aterro em contacto com o tubo, apenas devem ter elementos finos de maneira a não danificar a manga em polietileno no decorrer do assentamento ou em serviço (carga das terras, peso da conduta cheia, cargas rolantes).
A manga de polietileno deve estar aplicada da melhor forma possível sobre a tubagem (importância da dobra e da colocação das fitas adesivas/fio plastificado).
 
Os recobrimentos entre a manga de fuste, que cobre o corpo do tubo e a manga de junta, que cobre a junta, devem garantir uma continuidade total da proteção.
A dobra deve sempre ser feita na geratiz superior da conduta a fim de limitar os riscos de danos da mesma aquando do aterro.
Não utilizar manga de polietileno rasgada e evitar danificá-la no momento do aterro. Os pequenos rasgos podem ser consertados com adesivo. Os defeitos maiores podem ser consertados pela utilização de troços de manga de polietileno. Estas devem ter um comprimento suficiente para cobrir toda a zona defeituosa. Devem ser aplicadas segundo um procedimento idêntico ao das mangas de junta.
Armazenar a manga de polietileno ao abrigo da luz e do calor.

Preparação das mangas

Contabilizar as mangas "de fuste e de junta" segundo as dimensões indicadas no parágrafo quantidades e dimensões.
Para os tubos STANDARD, as mangas de fuste e de junta,  são entregues pré-cortadas na dimensão correta, em embalagem própria.


Nota: A utilização da manga em polietileno não é, em geral, necessária com os tubos e acessórios NATURAL de DN 60 a 1000.