Blutrack Blutop em operação

BLUTRAK

Água

BLUTRAK®

BLUTRAK® é um dispositivo móvel concebido pela Saint-Gobain PAM e destinado a ajudar mecanicamente o assentamento dos tubos em ferro fundido dúctil da gama BLUTOP®. A sua conceção permite, após o encaixe dos tubos na berma de vala, instalar as secções pré-montadas no fundo da vala.

 

As vantagens de utilização do carro de montagem BLUTRAK®

A utilização do carro de montagem BLUTRAK® permite realizar o assentamento em vala estreita, permitindo:
  • Diminuir, de maneira significativa, os volumes de escavação;
  • Aumentar a velocidade de progressão da obra;
  • Reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.
A montagem dos tubos fora da vala melhora substancialmente o conforto de assentamento dos operadores (posição mais ergonómica) e favorece o controlo da instalação da junta de estanquidade (fiabilidade).

Princípio de funcionamento

O conjunto BLUTRAK® é composto por dois carros de montagem com rodas ajustáveis e moduláveis, em largura e altura, para poder progredir por cima da vala após a passagem de uma valadeira ou de uma máquina de excavação de balde estreito (30 cm).
O primeiro carro de montagem chamado «carro de montagem principal» é tracionado diretamente pela valadeira ou em diferido por outro meio de tração.

Modo de instalação

Rodas de orientação permitem levantar o primeiro tubo de aproximadamente 20 mm. Uma roda de reação colocada horizontalmente centra o tubo no eixo da vala antes da descida do mesmo em direção do segundo carro de montagem chamado «carro de montagem secundário».
Os dois carros de montagem estão ligados entre si por duas correntes de 4 metros. O carro de montagem «secundário» está equipado de 4 rodas e progride atrás do carro de montagem «principal», garantindo a descida dos tubos BLUTOP® e o seu acompanhamento no leito de assentamento/fundo da vala. Um ajuste em altura de 30 a 100 mm das rodas suporte do tubo permite adaptar-se às diferentes profundidades de vala.
 
Os tubos BLUTOP® devem ser pré-montados na berma da vala, fora do alcance de passagem da valadeira, retro escavadora ou giratória.
A ligação com a máquina da obra (valadeira, retro escavadora...) é realizada através de uma corrente de 24 metros com o BLUTRAK®. A ligação da corrente efetua-se ou com um gancho solidário com o corpo da maquina de tração, ou por íman permanente com interruptor, solidário com o chassis da valadeira.
 
Para mais detalhes, consultar a ficha técnica de utilização BLUTRAK®.
Apresentação de slides
  • Blutrack Blutop em operação
  • Equipamento BLUTRACK
  • Foto Blutrack em operação
  • Blutrack Blutop em operação
  • Equipamento BLUTRACK
  • Foto Blutrack em operação