Nossos vídeos no YouTube : PAMLINE TV

Pesquisa catálogo

Revestimento BIOZINALIUM

Tubos e acessórios para redes de Água
Tubos e acessórios para redes Águas Residuais e Separativas

Revestimento BioZinalium

Revestimento de vanguarda

Cada vez mais é preocupação das entidades gestoras de água em deter um levantamento preciso dos seus ativos, nomeadamente das redes de transporte de água, e consequentemente o estabelecimento de metas para reduzir as respetivas taxas de fugas dentro de orçamentos bem definidos. Este enquadramento impõe de forma inequívoca a adoção de boas práticas na execução dos investimentos diretamente ligados à manutenção, renovação e extensão das redes de água, além de incentivar os proprietários dos activos a optarem por tubagens fiáveis e duradouras.
O revestimento BioZinalium é uma resposta concreta da Saint-Gobain PAM às preocupações legítimas dos investidores, gestores e operadores das redes de água.
Desde sempre, o esforço de investigação da Saint-Gobain PAM nos revestimentos à base de zinco ajudou a consolidar, a nível internacional, a proteção das redes enterradas compostas por tubos de ferro fundido dúctil, as quais ainda hoje abastecem a maioria das capitais do nosso planeta.
Evolução dos revestimentos à base de zinco
Caption: 
Evolução dos revestimentos à base de zinco
 

Um revestimento MULTI-CAMADA

Revestimento multi-camada BioZinalium
Caption: 
Revestimento multi-camada BioZinalium

Constituição do revestimento BioZinalium

O revestimento BioZinalium é constituído por:

  • uma camada de liga de Zinco-Alumínio 85-15 enriquecida com Cobre (Cu), com um teor de deposição mínimo 400 g/m2, depositado por projeção de metal fundido sobre a superfície de ferro fundido dúctil, através de pistola a arco elétrico a partir de fio em liga ZnAl (Cu)
  • uma camada de proteção Aquacoat (semipermeável) em tinta acrílica-PVDC de base aquosa e cor azul, com espessura 80 mícrones, aplicada por pulverização.

VANTAGENS

Proteção contra a corrosão global

O revestimento BioZinalium conserva as propriedades "ativas" do revestimento Zinalium quando em contacto com o solo.
  • Formação de uma camada de proteção (hidróxidos de zinco…) aderente e estável cobrindo toda a superfície do tubo enterrado;
    • restauração da continuidade dessa camada de proteção em pontos que sofreram danos limitados (choques de transporte, raspagem de aterro).
A combinação bifásica de alumínio e zinco da liga de ZnAl (Cu) fortalece a resistência da camada protetora geral. Em relação ao revestimento à base de zinco puro, estende de forma significativa o campo de aplicação (ou a vida útil) em solos muito corrosivos, conforme definido na norma europeia EN 545: 2010 (cláusula D.2.2.).

Composição do revestimento BioZinalium
Caption: 
Composição do revestimento BioZinalium

 

  • Formação de uma camada de proteção estável
Em contacto com o terreno envolvente, o revestimento BioZinalium transforma-se lentamente numa camada densa, aderente, impermeável e contínua, de sais de zinco insolúveis. Esta constitui um ecrã protetor. A presença de alumínio fomenta um aumento de capacidade em termos de passivação, mesmo em terrenos muito corrosivos; permite reduzir o consumo de zinco. A pintura Aquacoat, sem perda da proteção galvânica e da capacidade de auto cicatrização, favorece a formação de uma camada estável e insolúvel de produtos de conservação do BioZinalium.
  • Autocicatrização das feridas
Este mecanismo produz-se cronologicamente em primeiro lugar. Uma das particularidades do revestimento exterior BioZinalium é a sua capacidade em restaurar a continuidade da camada protetora nos lugares onde existem danos de pequena dimensão. Os iões Zn2+ migram através do tapa-poros para colmatar a ferida e transformam-se, de seguida, em produtos de corrosão do zinco, estáveis e insolúveis.
 

Seguro contra a bio corrosão localizada

O enriquecimento em cobre da liga ZnAl (Cu) , inibidor da bio corrosão, permite reduzir o risco aleatório de bio corrosão localizada nas situações que se seguem:

  • solos anaeróbicos (terrenos pesados, argilas húmidas…)
  • solos ricos em sulfatos SO4²-, matérias orgânicas
  • danos no revestimento.

O BioZinalium é uma solução inovadora para diminuir este risco aleatório e aumentar, por conseguinte, a garantia de longevidade.

O compromisso com o desenvolvimento sustentável

A camada de proteção Aquacoat do BioZinalium é obtida a partir de uma emulsão de fase aquosa de natureza acrílica-pvdc, a qual não contém solventes orgânicos nem bisfenol A (BPA).
 
Desta forma, contribui para:
  • reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) na atmosfera
  • cumprir as recomendações de saúde relativas à redução do risco de exposição ao BPA, da população e do meio ambiente.

DESEMPENHO

Vantagens comparativas do BioZinalium 400 g/m2 versus zinco tradicional 

A natureza ativa da camada metálica + a camada de acabamento depositada + as propriedades da camada de acabamento constituem as três dimensões que contribuem para a eficácia dos sistemas de revestimento à base de zinco.

Comparação entre o BioZinalium e os revestimentos tradicionais à base de zinco
Caption: 
Comparação entre o BioZinalium e os revestimentos tradicionais à base de zinco

Em conformidade com as normas e regulamentos

O revestimento BioZinalium é conforme à norma europeia EN545:2010 e à norma internacional ISO 2531:2009. O revestimento BioZinalium tem aplicabilidade na maioria dos solos, tais como os definidos no anexo D.2.2 da norma EN545: 2010, à exceção de:
  • solos com uma resistividade inferior a 500 Ω.cm;
  • solos turfosos ácidos;
  • solos com resíduos, cinzas, escórias ou contaminados por determinados resíduos ou efluentes industriais.
O enriquecimento da liga ZnAl (Cu) com cobre reduz o risco aleatório de bio corrosão localizada sobre os ferimentos/danos do revestimento nas seguintes condições:
  • solos anaeróbicos (solos pesados, argilas húmidas, etc.);
  • solos ricos em sulfatos SO42 e matérias orgânicas;
O revestimento BioZinalium possui certificados de conformidade sanitária que atestam a sua adequação ao contato com água potável.

AQUACOAT : Virtudes de uma proteção em fase aquosa

Resistente...

O tapa-poros Aquacoat® do revestimento BioZinalium é uma tinta acrílica de um componente, obtida a partir de uma resina de copolímero de acrílico PVDC (cloreto de polivinilideno) numa emulsão aquosa.
 
O filme é obtido por secagem física (evaporação da água a 50 ° C) e coalescência irreversível de partículas orgânicas.
 
As partículas assim "aglomeradas" formam uma película protetora uniforme, estável e aderente, com uma espessura média de 80 μm, resistente às agressões das condições atmosféricas (armazenamento ao ar livre) e dos solos.
 
As suas características mecânicas e químicas são compatíveis com a resistência estendida da liga ZnAl (Cu).

... e de fácil aplicação

Aquacoat é uma tinta acrílica-pvdc monocomponente, com as seguintes vantagens práticas:
 
Em fábrica: elimina os riscos de dosagem incorreta, eliminando possíveis defeitos na aparência (tom variável), desempenho (qualidade do filme) ou conformidade sanitária.
 
No estaleiro: insensível à humidade do suporte e de fácil secagem, adaptando-se facilmente às eventuais condições de reparação após o transporte.
 
Um retoque em tinta de epóxi de dois componentes é frequentemente visível, enquanto é praticamente invisível em tinta acrílica.
 
Inúmeros ensaios foram realizados a fim de verificar a resistência do tapa-poros acrílico do revestimento BioZinalium. O quadro de resultados abaixo demonstra que o seu desempenho em condutas enterradas é pelo menos equivalente ao tapa-poros em tinta de epóxi.

Excelente desempenho ao longo do tempo

* Detalhes do ensaio de envelhecimento acelerado (500 horas de exposição aos raios UV)
Caption: 
* Detalhes do ensaio de envelhecimento acelerado (500 horas de exposição aos raios UV)
  • o epóxi novo é brilhante e vai ganhando ao longo do tempo uma aparência sem brilho e esbranquiçada (descoloração),
  • o novo acrílico é acetinado e mantém a mesma cor ao longo do tempo.

Desempenho ao longo do tempo do BioZinalium
Caption: 
Desempenho ao longo do tempo do BioZinalium

Área de utilização

O revestimento à base de BioZinalium, tal como para o Zinalium, permite:
  • Dispensar os estudos sistemáticos de resistividade dos solos,
  • Troços de conduta em zonas com solos agressivos, sem proteção adicional por revestimentos especiais, e por conseguinte, sem custos adicionais de obra,
  • Simplificação da gestão do armazenamento das tubagens
 

Videos diaporama

Animação BioZinalium - Saint-Gobain PAM - Tubagens em ferro fundido dúctil
1 / 1
BioZinalium® vídeo de animação