Engagement développement durable - Saint Gobain PAM

Instalação por perfuração dirigida

Aplicações Especiais

Instalação sem vala

Os tubos em ferro fundido dúctil de DN 60 a 1000 podem ser instalados sem vala segundo duas técnicas:
- assentamento por perfuração dirigida de tubagens novas
- substituição tubo a tubo (pipe bursting) de tubagens existentes

Perfuração dirigida: o princípio

Este tipo de assentamento é indicado para atravessar obstáculos, rios, autoestradas, vias férreas, etc. sem vala aberta e sem perturbação na atividade de superfície.
O assentamento de uma tubagem em ferro fundido por perfuração dirigida faz-se em várias etapas:
- reconhecimento aprofundado do subsolo, utilizando um georradar;
- perfuração do buraco piloto com uma cabeça pilotada e orientável que perfura o terreno, e leva atrás dela um conjunto de hastes em rotação;
- fresagem do buraco piloto e montagem dos tubos em ferro fundido,com junta travada, tracionado-os (com as hastes utilizadas na etapa precedente) do poço de montante para o poço de jusante.

Esta operação, assim como a precedente, acompanha-se de uma injeção e de uma circulação permanente de bentonite.

Substituição tubo a tubo ( place pour place) ou pipe bursting: o princípio

A substituição tubo a tubo (place pour place) permite por ex. extrair uma antiga tubagem em ferro fundido cinzento e substituí-la por uma nova tubagem em ferro fundido dúctil. Uma máquina de extração com apoio no terreno é instalada na vala de chegada da secção a  substituir. Uma haste de tração, constituída por segmentos curtos montados à medida. É montada no interior da tubagem a substituir à qual é amarrada, a partir da vala de partida, uma cabeça que empurra a velha tubagem e que tracciona o conjunto de novos tubos com juntas travadas. A antiga tubagem é destruída e retirada aquando da sua passagem em pequenas valas intermediárias espaçadas ao longo do traçado.

Os produtos para o assentamento sem vala

A gama dos tubos e das juntas travadas a utilizar para o assentamento sem vala é a seguinte:

  • Tubos UNIVERSAL TT: com revestimento exterior TT PE do DN 100 a 700 e com revestimento exterior TT PUX do DN 800 a 1000.
  • Juntas travadas: UNIVERSAL Ve, DN 100 a 1000
  • Cabeça  de tração: uma cabeça de tração especificamente concebida para esta aplicação permite amarrar o primeiro tubo à cabeça de fresagem ou à cabeça de tração (consulte-nos).

As juntas travadas dos tubos em ferro fundido oferecem possibilidades de desvio angular e de esforço de tração largamente compatíveis com os constrangimentos de traçado e de comprimento próprios ao assentamento em perfuração dirigida ou ao assentamento (tubo a tubo) place pour place.

A perfuração dirigida, uma tecnologia inovadora para reduzir os distúrbios

Com o desenvolvimento económico, o progresso tecnológico e o crescimento demográfico, a quantidade e a natureza das redes enterradas aumentaram muito. As técnicas de assentamento sem vala, nomeadamente a perfuração dirigida e o assentamento tubo a tubo, constituem uma resposta eficaz para limitar os impactos das obras de assentamento de tubagens quando necessário.

Os tubos equipados de juntas UNIVERSAL Ve e de revestimentos exteriores especiais de tipo TT (PE e PUX) estão perfeitamente adaptados à perfuração dirigida e ao assentamento tubo a tubo. A  resistência mecânica excecional das juntas UNIVERSAL Ve, assim como a sua elevada aptidão ao desvio angular, permitem manobrar comprimentos de várias centenas de metros sem risco de desembocamento.

Caption: 
Instalação tubagem em ferro fundido dúctil sem recurso abertura de vala

Para os DN superiores a 300, a balastragem (via enchimento controlado da tubagem, para neutralizar a força impulção/flutuação) das condutas é uma solução para a empreitada de instalação a fim de reduzir as forças de tração.

Estas recomendações baseiam-se na experiência da Saint-Gobain PAM. O empreiteiro/instalador é o único responsável da instalação dos produtos PAM em conformidade às regras da boa execução e ao cumprimento da legislação aplicável.

Slideshow

Instalação por perfuração dirigida, i.e.sem recurso a abertura vala  - tubagem em ferro fundido dúctil - Saint-Gobain PAM
Instalação por perfuração dirigida, i.e.sem recurso a abertura vala
1 / 1
Instalação por perfuração dirigida, i.e.sem recurso a abertura vala  - tubagem em ferro fundido dúctil - Saint-Gobain PAM