Chantier CLASSIC Panama

Elastômeros

Água

Elastómeros

Os elastómeros utilizados nas juntas PAM para a água potável e a irrigação são geralmente em EPDM (Etileno Propileno). São selecionados de maneira rigorosa, em critérios que integram a conservação das suas características físico-químicas ao longo do tempo.

Resistência ao longo do tempo

Envelhecimento dos elastómeros

Os elastómeros utilizados nos sistemas de junção têm por função garantir a estanqueidade das juntas enquanto a tubagem estiver em serviço. A experiência adquirida pela PAM na área das tubagens permitiu compreender e medir a evolução, ao longo do tempo, das propriedades dos diferentes tipos de elastómeros, para selecionar os mais eficientes. A evolução das características mecânicas dos elastómeros ao longo do tempo pode caracterizar-se por dois fenómenos:

– a fluência (aumento da deformação sob carga constante),
– o relaxamento (relaxamento da pressão de contacto com deformação constante).
 

No caso das juntas  com embocamento, a estanqueidade é garantida pela pressão de contacto entre a junta e o metal. A deformação do elastómero, ocorrida aquando do embocamento, é constante. Apenas nos interessamos no fenómeno de relaxamento.

Medida do relaxamento

O relaxamento dos elastómeros é determinado por um método que consiste em medir a evolução, ao longo do tempo, da força necessária para conservar uma amostra de ensaio comprimida em deformação constante.


Constata-se que:
– a EPDM utilizada pela PAM envelhece menos depressa do que um material que satisfaça exatamente às exigências das normas EN 681-1 e ISO 4633,
– ao longo do tempo, a pressão de contacto permanece largamente superior ao limiar abaixo do qual há risco de fuga.
A análise de amostras retiradas nas tubagens depois de vários anos de serviço confirma o excelente comportamento das juntas PAM ao longo do tempo: o conjunto das características físicas e mecânicas é conservado para as juntas testadas após vários anos de serviço.
 

Características físico-químicas


No quadro que se segue estão apresentadas as principais propriedades dos elastómeros utilizados pela PAM. Na versão clássica, as juntas são fornecidas em elastómero EPDM. Temperatura máxima de utilização: 50 °C.
Certas precauções devem ser tomadas para o seu armazenamento.

 

Caption: 
Características físico químicas

 

Especificações e controlo qualificado

Especificações

A caracterização dos elastómeros e as exigências mínimas de aptidão de utilização estão normalizadas.
 

 

Caption: 
Especificações e controlo qualificado

 

Tendo em conta a importância das juntas na estanqueidade de uma rede, a Saint-Gobain PAM implementou um procedimento específico de garantia da qualidade mais exigente, que inclui:

- a aprovação do fornecedor após avaliação das suas capacidades em fornecer regularmente um produto conforme às nossas exigências técnicas;

- a qualificação da nuance do elastómero;

- a aprovação dos moldes de fabrico (aspeto e dimensões);

- a qualificação das juntas após realização de peças-tipo e, depois, de pré-produção;

- o acompanhamento permanente dos resultados em matéria de qualidade nos fornecedores e, em paralelo, a realização de ensaios nos nossos laboratórios.