Chantier CLASSIC Panama

Terreno instável

Água

Os terrenos instáveis

As juntas em elastómero dão às tubagens em ferro fundido dúctil uma flexibilidade que constitui um elemento de segurança quando se trata de uma travessia de terrenos inconsistentes ou instáveis.

O traçado de uma tubagem pode incluir terrenos inconsistentes ou instáveis (zonas pantanosas, aluimentos por bombagem de águas subtérreas, terrenos mineiros, consolidações  de aterros rodoviários...). Em cada um destes casos, convém avaliar o desabamento potencial e tomar todas as precauções para minimizar o efeito do movimento de solo sobre a tubagem. Medidas no local são sempre aconselhadas.

A experiência mostra que quando um movimento de terreno se produz, as tubagens devem poder seguir as deformações impostas pelas massas das terras em movimento, em vez de resistir a constrangimentos mecânicos (tensão axial e flexão) frequentemente consideráveis. As juntas com embocamento PAM constituem pontos de tensão nula e de flexão nula dentro da sua janela de desvio angular.

Para desabamentos extensos e uniformes, a junta confere à tubagem um comportamento de corrente flexível. É evidente que os limites de deformação são fixados pelo desvio e o deslizamento máximo admissíveis de cada junta.

Nota: no caso de desabamentos que provoquem alongamentos DL importantes, uma solução pode consistir em travar as juntas e em recuperar este alongamento em mangas colocadas nas fronteiras entre as zonas estáveis e instáveis.